Afonso Costa

Afonso Costa, advogado de sucesso e político republicano, foi uma das figuras mais influentes do Partido Republicano e um dos políticos dominantes da Primeira República Portuguesa.


Em 1979, é emitida uma série de selos dedicada aos grandes vultos do pensamento republicano, com desenho de Victor Ramos, onde surge homenageado Afonso Costa.


Foi o autor de um dos discursos mais famosos do período do fim da Monarquia em Portugal, em que ficou célebre a sua frase: "Por muito menos crimes do que os cometidos por D.Carlos I, rolou no cadafalso, em França, a cabeça de Luís XIV".

Após a implantação da República, Afonso Costa assumiu a Pasta da Justiça no Governo Provisório, chefiado por Teófilo Braga. Foi o responsável por uma reforma na área da Justiça, que se pautou por implantar os valores laicos da República e separar o Estado das Igrejas. Foram da sua responsabilidade a lei da separação do Estado das Igrejas, a expulsão dos jesuítas, a implantação do registo civil e a lei do divórcio, por exemplo. Estas reformas acabaram por contribuir para a impopularidade do regime junto da população e de setores mais conservadores do Republicanismo.

Desta forma, são vários os postais em que esta figura, que assumiu um papel dominante na política republicana, aparece satirizado, como aquele em que aparece representado como um diabo, por exemplo.


Outro postal ilustra a subida de Sidónio Pais ao poder, em 1917, através de um golpe militar em que destituiu o Governo do Partido Democrático de Afonso Costa.


Para informações acerca de disponibilidade e preço dos produtos, contacte-nos para : collectus@gmail.com
Visite-nos no Facebook em: Collectus- Loja de Colecções

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.